segunda-feira, 1 de março de 2010


Esta foto é muito importante não só por termos tido a colaboração de uma aluna mais velha do que nós neste espectáculo em 1969, e já com enorme talento para a música, o que a tornou numa artista da nossa canção mais tarde, como também pelo painel de artistas debutantes fazendo o coro. Claro que me refiro à sempre bonita Maria do Amparo, tendo ao fundo as nossas queridas colegas, também elas bonitas, e o Carvalho e Ricardo Barros como os homens da casa.

Esta foto esta com pouca nitidez, também não tinhamos a tecnologia de hoje em dia, contudo merece estar neste blogue, porque, se não me falha a memória, foi tirada durante o passeio à volta da Ilha em 1969. Para quem não conhece é no largo da fonte em S. Sebastião. Acho que se chama assim.

José Lúcio, Paulo Carvalho Araújo e Meneses Martins (1973)



Ao vermos esta Fotografia (do Arquivo do Paulo Carvalho Araújo), certamente nos estaremos a lembrar, pelo menos, da Galeria “Degrau” (herdeira e continuadora possível da nossa Sextante…) e das Exposições do José Lúcio em 1973, 74 e 77, cuja Montagem acompanhámos todos bem de perto.
Por mim, recordo especialmente e com p...articular afeição esta última – José Lúcio, Exposição de Poesia e Pintura: “Poetas Terceirenses de Hoje e a Ilha” (Angra do Heroísmo, 1977) --, realizada no Átrio da Câmara de Angra, onde tive a surpresa e o gosto de apreciar a esplêndida ilustração pictórica que ele fez de um poema meu.
Ora o José Lúcio acabou de expor (“Teatro de Sombras”) novamente aqui na Ilha Terceira, na Praia da Vitória (Auditório do Ramo Grande), por feliz iniciativa assumida pela Autarquia daquela cidade. Porém, a Exposição, infelizmente, terá passado um pouco à margem daquilo que o José Lúcio foi e é, e mais merecia assim na própria ilha da sua naturalidade…, caso não faltasse por aí o conhecimento desta e de outras realidades e patrimónios culturais afins!
Em todo o caso, para a devida referência e evocação, junto à Fotografia em boa hora aqui mostrada, abaixo vai o endereço electrónico deste Artista, velho companheiro de cantos e madrugadas, saudoso Amigo: